OFICINA TEATRO E LITERATURA SURDA

Esta oficina é promovida em parceria com a Profa Thainã Miranda e acontece no Campus de Porto Nacional, no curso de Letras Libras. O interesse é estabelecer pesquisa entre o Curso de Teatro, mais especificamente, os estudos de Mímicos de Teatro gestual realizados pela Profa Renata Ferreira na relação com a literatura surda e suas possibilidades. 

Ocorre neste sábado (13), no Câmpus de Porto Nacional, a oficina “Teatro do Silêncio”. A atividade, organizada pelo projeto “Arte, performance, literatura e cultura surda no Tocantins”, vinculado ao colegiado de Letras-Libras, será conduzida pela professora Renata Ferreira, das 9h às 17h, na sala 103 do bloco X. As inscrições, abertas a quaisquer interessados, são realizadas por formulário online. A oficina integra uma diversidade de ações do projeto, que objetiva demonstrar que a cultura surda, por meio da língua de sinais, pode se expressar artisticamente e de muitas formas.

Pantomima

Gosta de mímica? Em fevereiro de 2019, vou ministrar o seminário interdisciplinar "Pantomima" na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Para se inscrever e/ou ter mais informações, basta procurar a secretaria acadêmica do curso de Teatro/UFT. O código é:  Seminários Interdisciplinares 04 (CSA675). O curso acontecerá aos sábados, pela manhã. A pantomima é caracterizada pela ênfase numa expressividade no rosto e nas mãos. Há uma preocupação em efetivamente contar uma história, frequentemente de caráter cômico,  de forma linear com  gestos que buscam um alto centro de gravidade. O gestual da mímica objetiva é o mais fiel possível às ilusões criadas e nos relacionamos com objetos pela sua ausência, sentindo cada peso e forma a fim de realizar um movimento de cada vez.

Please reload