A atriz e pesquisadora Renata Ferreira abre inscrições para o Projeto de Extensão NEM - Núcleo de estudos mímicos e teatro gestual. O projeto estende a experiência da mímica e do teatro físico desenvolvendo um estudo prático que investiga princípios de criação que envolve o corpo e sua expressividade. O projeto articula de forma interdisciplinar a Psicologia da Comunicação e o Teatro para ativar a qualidade das relações interpessoais dos participantes, sua expressão no mundo.  O projeto acontece todas as terça-feiras, das 14h às 17h, na sala Liga / Psicologia da ULBRA. Ele é aberto a pessoas de diferentes áreas com e sem experiência na área teatral que se comprometam com a proposta.

Sobre o projeto:  ligado à linha de processo de criação em pedagogias do teatro e psicologia da comunicação o NEM organiza um conjunto de procedimentos para pesquisar a mímica e o teatro físico no desenvolvimento humano. A proposta metodológica, de caráter interdisciplinar, revisitou a mímica para atualizar na própria prática artística princípios que elevam  o corpo a potência máxima de presença e expressão gestual e  propor um caminho de treinamento e criação para a comunidade em geral.

 

Resultados alcançados até aqui : Desenvolvemos um estudo prático e avançado sobre a mímica e teatro físico semanal; Proporcionamos um espaço de desenvolvimento interpessoal qualidade de vida e alteridade por meio da expressão artística para a comunidade; Estendemos a experiência da mímica e do teatro físico para a comunidade em geral externa a UFT bem como alunos regulares e egressos do curso de teatro e de psicologia da ULBRA; Disseminamos as ações a partir de apresentações em escolas e comunidade incluindo cidades de Rio da conceição e Porto Nacional, totalizando doze partilhas de cenas e quatro oficinas. Aprofundamos os estudos sobre corpo/mímica para estabelecer parâmetros técnicos e poéticos que possam subsidiar práticas criativas em teatro; Produzimos reflexões teóricas sobre o processo de criação artística na relação com o desenvolvimento humano; Qualificamos a prática de formação de atores/professores/psicólogos com subsídios práticos e teóricos em torno da expressão verbal e não verbal e suas relações com a criação a partir de estudos do movimento; Potencializamos abordagens metodológicas em contextos interdisciplinares que envolvam a psicologia da comunicação, a filosofia e as artes do corpo sistematizando procedimentos de criação a partir de estratégias de expansão da expressividade corporal. Expandimos a linguagem da mímica no Tocantins.Publicamos artigos em  periódicos.

nem imprensa.jpg
NEM00.jpg
APAE NEM.jpg
thumb (1).jpg
download.jpg